Produtos à base de plantas medicinais
DE USO INTERNO:
Chá (decocção, infusão, maceração) e suco.
O xarope constitui-se em uma solução com uma grande quantidade de açúcar, capaz de conferir uma alta viscosidade ao produto. Serve para mascarar o gosto amargo de alguns produtos, conservar por mais tempo a solução e tornar possível a dissolução de certos componentes que não se solubilizariam em água.
As tinturas são soluções preparadas a partir da extração das ervas com solução alcoólica ou hidroalcoólica à temperatura ambiente.
O extrato é uma preparação mais concentrada do que a tintura em que 1 ml do extrato corresponde a 1 grama da erva seca.
DE USO EXTERNO:
Cataplasma - à erva macerada ou pulverizada, adiciona-se água formando uma pasta uniforme. Esta pasta é então aplicada na região comprometida.
Ungüento - similar ao cataplasma, entretanto os solventes utilizados, ao invés da água, são de consistência mais pastosa (normalmente gordurosas), como a vaselina.
Os óleos medicinais podem ser preparados por dissolução simples da tintura medicamentosa em um óleo fixo (azeite, soja, girassol, algodão, dentre outros) ou por extração dos princípios ativos de plantas secas.
As pomadas são feitas com matérias-primas untuosas e possuem uma penetração leve e superficial, epidérmica. Elas formam uma barreira impedindo a transpiração e retêm o sangue e as secreções das feridas.
Pasta - apresenta característica "secante", adsorvendo exsudados. Possuem penetração superficial, são indicados para enfermidades cutâneas que formam vesículas ou crostas.
Creme - possue penetração média (dérmica), são hidratantes, não retendo secreções e evitando inflamações. São preparados a partir de substâncias hidrossolúveis e lipossolúveis que conseguem formar uma dispersão homogênea devido a adição de uma substância emulsificante.
As loções são emulsões, com aspecto mais fluido que os cremes, que são aplicados na pele sem promover a fricção, permitem a aplicação em uma área extensa, formando uma fina camada. Após a evaporação da água, permanece uma alta concentração dos princípios ativos. São hidratantes e possuem ação refrescante nas irritações de pele.
Gel - possui efeito emoliente e refrescante, secam rapidamente em contato com o ar e apresentam boa penetração cutânea.
Os sabões medicinais são utilizados na higiene pessoal, mas podem servir de veículo para substâncias medicamentosas. A quantidade de princípios ativos que permanecem no corpo é pequena, devido ao enxagüe. É de fácil aplicação, podendo distribuir-se rapidamente pelo corpo inteiro.
Outros cosméticos em que as plantas medicinais também podem ser adicionados são shampoo, condicionador e desodorante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário